sexta-feira, 18 de junho de 2010

PROJETO "SEM COMUNICAÇÃO, NÃO HÁ INCLUSÃO" SELECIONADO PARA FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - BELÉM (HANGAR) - 2009
O projeto é realizado desde 2007, quando a equipe de Educação Especial implementou o projeto de formação continuada realizando encontros nas escolas para discutir e refletir sobre inclusão de alunos com deficiência, tratando de temas tais como "adequações curriculares" e ministrando oficinas e mini-cursos de Braille e Libras . Em 2009 o Curso básico de Libras passou a ser ofertado na Sala de Recursos da Escola Dr. Gaspar Vianna, em caráter permanente. O curso tem carga horária de 40 h e é ministrado em cada 



semestre letivo. O projeto mostra a importância da comunicação em língua de sinais (LIBRAS), para o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo. Bem como, a necessidade de formação de professores bilíngües, tendo como objetivo geral possibilitar o aprendizado de uma  comunicação básica em língua de sinais para que haja o mínimo de interação entre professor ouvinte e aluno surdo, na sala de aula comum. 

Os  resultados do projeto são muito positivos, pois muitos professores tem despertado o interesse pelo aprendizado da língua de sinais, e colocado em prática o que aprende no curso com seus alunos surdos em sala de aula. A professora Graciene (de azul na foto acima) é um bom exemplo de professor que aprendeu o básico da comunicação em língua de sinais, colocou em prática na sala de aula, e até passou a envolver-se com o desenvolvimento do projeto, sendo uma das orientadoras na apresentação do mesmo na Feira  de Ciências e Tecnologia em Marabá e em Belém.

O curso foi ministrado, até agora, pela professora Francisca Cerqueira (professora ouvinte) que na medida do possível, conta com a colaboração dos alunos e instrutores surdos de Marabá, como por exemplo a aluna  Leidiane Oliveira (surda) e a instrutora de Libras (surda) Márcia Grama, a qual concluiu o Ensino Médio em 2009, na Escola Gaspar Vianna.

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