domingo, 10 de abril de 2011

2011 COM MUITAS NOVIDADES

CURSO LIBRAS PARA TODOS DA UFPA

Professores ouvintes, principalmente os que atuam na Educação Especial, e professores surdos, de Marabá, participam do Curso LIBRAS PARA TODOS na UFPA. O curso está sendo transmitido por teleconferência do Campus de Soure para os campus de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal e Marabá, e terá carga horária de 300h, ou 330h para quem for participar do IV FORUM INTERNACIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INSERÇÃO DA PESSOA SURDA NA SOCIEDADE, que acontecerá em Belém e em Soure. Confira as informações no blog do evento www.conexaolibras.bogspot.com.


Surdos de Marabá e Prof.ª Ellen Formigosa (de blusa florida) quando esteve recentemente em Marabá.
A Prof.ª Ellen, que é surda, é pedagoga, professora da UFPA,  e é uma das responsáveis pelo projeto LIBRAS PARA TODOS.

PROVA DE PROFICIÊNCIA

O PROLIBRAS, prova de proficiência em LIBRAS, acontecerá em 1.º de maio de 2011, em Belém. Professores ouvintes e Surdos de Marabá estarão tentando a certificação em Proficiência no uso e ensino da LIBRAS ou em Proficiênca na Tradução e Interpretação LIBRAS/Português e Português/LIBRAS. Informações no site www.prolibras.ufsc.br
Vamos torcer!!!!

RETOMADA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR PARA SURDOS DO NEES/UFPA

Em 2011, o NEES - Núcleo de Educação Especial da UFPA retomou o cursinho pré-vestibular para surdos, no qual a Educação Especial do Ensino Médio contribui com o trabalho de interpretação para LIBRAS feito pela Prof.ª Francisca Cerqueira. 
O cursinho que não aconteceu no segundo semestre de 2010, volta agora em 2011 com todo o gás para tentar ajudar os surdos a desenvolver a competência de leitura principalmente em Língua Portuguesa, mas também em língua estrangeira-Inglês, e ajudar na compreensão da linguagem matemática.
O cursinho tem como professores alunos dos cursos de licenciatura da UFPA. Neste ano serão ministrantes a aluna Laissy do curso de Letras-Inglês, o aluno Paulino do curso de Matemática, e como professora de Língua Portuguesa a ex-aluna de Pedagogia, Ingrid, que estará doando seus valiosos talentos como voluntária. 
Aliás, só para lembrar, todos são voluntários neste trabalho, mas todos ganhamos muito, pois a cada encontro com os surdos, eles e nós enriquecemo-nos de conhecimentos sobre a LIBRAS, sobre a cultura surda, sobre o respeito às diferenças, sobre o ser humano...
Temos que ressaltar ainda que o dia do encontro, aos sábados, é sim para estudar, mas também é uma festa, pois os surdos  adoram esse encontro. É o momento em que surdos de diferentes escolas, de diferentes bairros da cidade, encontram-se e aproveitam para colocar a conversa em dia, para sentir-se parte de uma comunidade, que partilha uma mesma língua, uma mesma cultura... imagine você num país estrangeiro em que todos a sua volta são usuários de uma língua que você não domina... imagine a sua alegria ao encontrar um grupo do seu país, com cujas pessoas você poderá conversar a vontade na sua língua... é esse o sentimento dos surdos ao encontrarem-se aos sábados. Portanto, o cursinho do NEES serve também para a socialização, exercício de cidadania, pois faz desenvolver nos surdos a percepção de que não estão sozinhos no mundo, o sentimento de pertencimento a uma comunidade...
E para finalizar, queremos parabenizar o aluno Paulino da Matemática, pois segundo nos foi relatado por ele, a partir de uma Oficina de LIBRAS que teve como ministrante a Prof.ª Francisca Cerqueira, na I SEMAT - Semana Acadêmica do Curso de Matemática, na UFPA em novembro 2010, despertou-lhe o interesse pela LIBRAS, o que o fez começar a pesquisar e estudar essa língua, e procurar aproximar-se da comunidade surda de Marabá para exercitá-la. E é surpreendente o seu desenvolvimento, tanto que na sua aula, no último sábado, dia 09/04, a intérprete ficou apenas como observadora. É uma pessoa que tem um futuro promissor como professor e intérprete de LIBRAS. Parabéns Paulino!!!


Bate-papo antes da aula


 Catiane e Renan

 Material didático para a aula de inglês (detalhe, vamos aprendendo no processo, descobrimos que misturar três línguas - Libras, Português e Inglês - não dá. Virou português sinalizado. Se o foco é a compreensão do Inglês, temos que trabalhar só essa língua intermediada pela Libras e com recursos imagéticos. 
E assim vamos aprendendo...

 Júnior
 Márcia e Leidiane
Prof.ª Laissy

Nenhum comentário:

Postar um comentário